quinta-feira, 24 de março de 2011

Produtos de higiene pessoal com glúten

Boa tarde, amigos!
Todos os dias eu entro na comunidade "Celíacos do Brasil" ou "Viva sem glúten" pra ver as novidades e saber sobre o que os amigos celíacos estão comentando. Um tópico que tem sido muito discutido lá, é o dos produtos de higiene pessoal, que podem conter glúten. Uma amiga da comunidade postou um link da Folha Online, que traz uma reportagem sobre uma determinação que obrigará a incluir nas embalagens dos cosméticos, produtos de higiene pessoal e medicamentos a inscrição "Contém ou Não contém Glúten", bem como leite, amendoim ou crustáceos, pra quem tem outras alergias... Isso é ótimo!

Peguei meus produtos, xampus, condicionador, sabonetes líquidos, sabonetes, creme dental, entre outros e comecei a difícil tarefa, ler aquelas letras minúsculas na embalagem, e comparar com os itens descritos na comunidade. 
Só pra ter uma ideia: 

"HYDROXYPROPYLTRIMONIUM HYDROLYZED WHEAT PROTEIN;

STEARYLDIMONIUMHYDROXYPROPYL; 

HYDROLYZED WHEAT PROTEIN..." 

E tem uma lista enooooorme! 
Bom, se minha visão está boa, ainda não encontrei um desses nomes nas embalagens que eu olhei. Espero não encontrar. Liguei também pro SAC da Colgate, porque uso o creme dental pra dentes sensíveis, e ele é branco, e uma vez li pra não usar os brancos, porque eles podiam conter glúten. Eles me garantiram que não contém. 

Fiquei preocupada porque fui ao salão semana passada pintar meus cabelinhos (não sou mais loura, a DC me fez voltar ser morena, depois de tanto tempo, porque com tanta queda e fragilidade no cabelo, eu não podia manter o cabelo descolorido, tendo que retocar as luzes sempre), pra dar uma descansada nele e devido ao tratamento dermatológico que estou fazendo pra queda, e a cabeleireira disse que eu estava com umas pintinhas rosadas no couro cabeludo. Fiquei logo com medo... Pensei com meus botões: "Será que o xampu que eu estou usando tem germe de trigo, aveia, ou algo assim???" Bem, já vi que não...

Quem está lendo isso e não conhece bem a DC, deve estar assustado. Não é só o que a gente come que pode nos contaminar, mas também, o que a gente usa. 
Existe a  Dermatite Herpetiforme, que eu não desenvolvi (obrigada, Deus!), mas, é preciso ter cuidado. Muitas pessoas tem também alergia a trigo.

Quanto a cor dos cabelos, essa foi mais uma das mudanças na minha vida devido a DC. Agora a queda já melhorou bastante! Antes, caía aos bolos! A casa toda tinha cabelo meu, inclusive no meu noivo... Hahah! Comecei a fazer a dieta e um tratamento com a dermatologista, então, hoje, ele cai o esperado pra um dia, e estou cheia de cabelinhos novos nascendo! Obaa! Uso xampu especial, loção e um comprimido. Tudo caro demais! Mas, valeu a pena!
Imagem de "Crendices do Povo".  

Coloquei os links acima pra quem quiser mais informações!

Obrigada mais uma vez pela sua visita!

11 comentários:

  1. Malu
    Meu cabelo tbm caía muito,tinha cabelo por toda casa, qdo varria só saia cabelo na vassoura kkk
    Mas agora com a dieta meu cabelo parou de cair e está só crescendo :D

    ResponderExcluir
  2. Malu,
    Minha filha na fase glutenívora era naturalmente louríssima! Depois a cada mês o cabelo foi escurecendo. Este processo de escurecimento natural revela que o ferro dela está bom o suficiente!
    Com eu, esto tentnado ficar grisália

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito fofo o seu blog:MALU COM SEUS BOTÕES. eu acho que milhares de pessoas estão entrando no seu blog. beijos.AMANDA.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Amanda! Volte sempre, eu fico mt feliz com a visita e os comentários de vcs!

    O q vc gosta mais de ver aqui??
    Dê sugestões!

    BjO, Malu!

    ResponderExcluir
  5. Malu!!!! Socorro!!! que creme dental dá pra usar??????

    ResponderExcluir
  6. Eu liguei para a Colgate, e eles disseram não conter glúten. Eu geralmente uso essa. Qualquer dúvida, ligue para o SAC da empresa.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Ola!foi um prazer conhecer seu blog,sou mae de um lindo celiaco de doze anos que sofreu por nove anos sem descobrir,sou doceira e tive que enfrentar um grande desafio de testar novas receitas sem gluten,mais hoje graças a DEUS faço tudo pra ele, festa completa com bolo, doces e salgados!estou aberta a duvidas e tambem gostaria muito de troca de receitas.abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosa Maria! Obrigada pela sua visita!
      É uma luta até ter o diagnóstico da DC. Espero que seu filho esteja bem!
      Fique à vontade para fuçar o blog!
      Parabéns pela sua luta!
      Bjo!

      Excluir
  8. OLA!sou mae de um lindo celiaco de doze anos amo visitar blog sem gluten,foi um desafio a dois anos quando descobrimos,mas graças a DEUS faço tudo amanha ele tera a festa de aniversario completa!!!com bolo,doces e salgados!sem gluten!estou aberta a perguntas e troca de receitas!.abçs

    ResponderExcluir
  9. Olá ,descobri faz um mês que tenho dermatite herpetiforme e meu cabelo cai muito ,minha pele esta horrorosa nem uso shorts,mas graças a DEUS vou começar a fazer a dieta e tomar o remédio .
    Adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Volte sempre!
      Não se esqueça de fazer a dieta direitinho e olhar bem os rótulos pra que vc não se contamine com os cosméticos, ok?

      Td de bom pra vc!!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!