segunda-feira, 28 de março de 2011

Curiosidades da DC!

Às vezes dá vontade de chorar, de socar alguém, irrita, mas muitas vezes dá vontade de rir!
Quando o celíaco sai de casa pra ir à festas, ou ele já jantou ou leva a marmitinha. Aí vem aquela pessoa fofa e  agradável e oferece um salgadinho. Delicadamente (acompanhado de um sorrisinho) a gente diz "_Não, obrigada..." Mas a pessoa fofa insiste: "_Ah, come, está uma delícia!" E aí depois de você enrolar bastante, não tem outro jeito, você acaba dizendo que não pode. "_Não pode? Está de dieta? Mas você é tão magrinha..." E aí você passa metade da festa explicando tintin por tintin da DC. Aí vem os "_Ah, 'tadinha', meu Deus, isso deve ser horrível..." Hahaha... 

Uma das frases que eu mais ouço ultimamente é: "Se eu tivesse isso eu morria!" Eu morro se eu comer glúten, então, não como. Aí vem a outra frase célebre: "Come só um pouquinho, só hoje não vai te fazer mal..." Eu rezo vinte "Pais Nosso" antes de começar a ladainha, e, então, mais uma vez inicio a aula. Qualquer quantidade de glúten é prejudicial para o celíaco. Um grama de trigo é suficiente pra acabar com uma dieta de quatro meses (li isso em algum lugar, não consigo achar onde agora)... Não existe só um pouquinho!

Depois que você descobre a DC, todos a sua volta começam a descobrir que tudo tem glúten. Aí, num belo dia, você está na sua casa e o telefone toca. É algum amigo que descobriu um produto que não contém glúten!! "_Olha, achei um biscoitinho aqui que você pode comer..." Todo mundo vira seu assessor! Isso é ótimo! 

E a cerveja? Dei sorte que eu já não tomava cerveja, então, isso não foi problema pra mim, mas, a maioria dos meus amigos são cervejeiros de plantão. Quando chega alguém no grupo e pergunta porque eu não bebo e eu explico, as pessoas caem pra trás! Olhos arregalados: "VOCÊ NÃO PODE TOMAR CERVEJA??? Se eu tivesse essa doença eu ia morrer, porque parar de tomar cerveja eu não ia..." Quem passou pelo que eu passei não ia nem querer ver cerveja!

Bom é quando você vai a algum lugar almoçar e tem aquele delicioso franguinho à parmegiana... Claro que a gente opta por outra coisa, mas, sempre tem aquele que solta: "_Mas o frango é empanado com farinha de rosca, não é com trigo, não..." Am ham, e a farinha de rosca é feita de quê? Pão! E o pão é feito de quê? Afe!

"Essa garota é fresca, hein?" Se eu era fresca, fiquei mais ainda! Almoçar na casa de pessoas não muito íntimas é um problema, às vezes prefiro não ir... Numa das primeiras vezes que fui almoçar na casa da sogra, morri de vergonha. O noivo teve que ligar pra avisar o que eu não podia comer... Peraí! Senta, pega papel e caneta! Resultado: passei dois dias morando no banheiro por causa de um franguinho frito no mesmo óleo que os empanados. Frescura pura, né?

Todo mundo pede desculpas por comer algo que você não pode do seu lado. Eu particularmente não ligo. Isso não me incomoda mesmo! Nem precisa se desculpar, só se eu estiver de TPM! Hahah!

São muitos os detalhes. A gente nunca pode sentar tranquilamente em um restaurante e simplesmente pedir e comer. Ou numa festa, ou num hotel... Precisa ter muita paciência. O negócio é que as pessoas não são obrigadas a conhecer a doença, mas, se houvesse um pouco mais de informação e uma lei que obrigasse restaurantes a informarem em seus cardápios o que contém, ficaria bem mais fácil pra nós. Eu tive uma surpresa ao ir ao Habib's. Atrás daquele jogo americano que fica nas mesas, tem todas as informações nutricionais de tudo que eles oferecem lá, inclusive se tem ou não glúten. Pena que quase tudo tem. Mas eu pude tomar um sorvete!





4 comentários:

  1. Na minha casa sempre tem alguma coisa pra vc...
    Até o cunhado já se preocupa: "Marluce vem aqui?" E lá vai comprar batatinhas... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Mas vc é da família! Ai de vc se não se preocupasse comigo! Heheh!!
    Meu cunhado é uma figura msm!!

    ResponderExcluir
  3. Malu, quase morro de rir de seu relato, pq ele se equipara muito ao que tenho passado. Mas a minha vontade é de sair gritando e chorando (pelo menos por enquanto, é o que sinto). Descobri que sou celíaca há 3 meses e, a cada dia, tudo que descubro só me faz sentir pior... Li aqui http://www.semlactose.com/wp-content/uploads/2011/08/Vida_sem_gluten_sobrevivendo_em_comunidade.pdf que até um beijinho inocente pode me trazer consequências... Isso é muito difícil! Deus do céu!

    ResponderExcluir
  4. Emanuele, obrigada pela sua visita!
    Realmente, no início é complicado, mas vc vai se acostumar.
    Vc está no nosso grupo no facebook?
    Entre lá, faz bem!
    https://www.facebook.com/groups/vivasemgluten/
    Bjo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!