sábado, 19 de março de 2011

Doença Celíaca no Fantástico!

A Doença Celíaca é uma doença que pouca gente conhece. Quase não se fala dela. Muitas pessoas nunca repararam que nas embalagens dos produtos industrializados vem a inscrição "Contém Glúten" ou "Não Contém Glúten", seguindo a lei federal nº 10674 , de 2003. Não me imagino vivendo antes disso. Como um celíaco saberia se aquele produto continha ou não o glúten? Enfim... Passo muito mais tempo hoje no supermercado que antes. Preciso ler todos os rótulos. E o pior, é que muitas empresas não se importam muito conosco e escrevem da menor forma possível, lá naquele cantinho, que ninguém consegue ler. Não Contém Glúten. Se além da DC a pessoa tiver problema de visão também, fica difícil de comprar o produto. E outra coisa, muitos produtos, como o  iogurte e o chocolate, dependendo da marca, contém ou não glúten, então, é preciso ler!
Agora passo mais tempo também nos restaurantes, pra escolher o menu. Antes, a dúvida era, peixe, frango, carne, massa??? Agora, o tempo é gasto conversando com o gerente. A batata não pode ser frita no óleo que foi frito o pastel. Não pode ter temperos industrializados em pó ou em cubos na carne. E muitas outras coisas. 
Por esse motivo, resolvi colocar aqui esse vídeo, que é uma reportagem sobre a DC, do Fantástico. O mais legal é que uma das entrevistadas é a Raquel Benati, nossa amiga da comunidade "Celíacos do Brasil", do orkut, que muito me ajudou quando eu descobri a DC, me dando mil informações importantes, assim como a Flávia de Paula.
Se houvessem mais reportagens assim, a gente não se sentiria um ET, toda vez que saísse de casa. Aliás, nesse momento, estou indo a uma festa de aniversário. O que eu vou comer lá? Cachorro-quente? Salgadinho? Mini pizza? Bolo?? 
Nãaaoooo...
Vou levar uma "marmitinha"! Hehehe...
E viva a dieta!





2 comentários:

  1. Uau, Malu!! Eu não sabia que em meio à futilidade do fantástico ainda existiam reportagens boas. Eu adoro todas as séries e reportagens do Dráuzio.

    Ficou muito boa mesmo! E parabéns pra Raquel, sempre nos representando.

    Ja estou divulgando o vídeo :P

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!