sábado, 10 de setembro de 2011

Tapioca Recheada

Vou inserir na minha oração: "Tapioca nossa de cada dia nos dai hoje..." Será que estou pecando?
Mas, preciso afirmar, depois que eu descobri a Tapioca, meu café da manhã melhorou bastante. Ah, como eu estou enjoada de comer pão de queijo!
Não tinha a mínima ideia de como fazer Tapioca. Perguntei a Mari, meu braço direito aqui em casa, e ela me explicou que tinha que botar o polvilho doce (reação espantada: "_Polvilho? Tapioca se faz com polvilho?") de molho de um dia pro outro para umedecer e depois passar na peneira. Fiz isso. Resultado: joguei tudo fora... O polvilho virou uma massa branca que nem por um decreto passava na peneira. A Mari faz assim, mas, eu (curiosa na cozinha), não consegui. Por favor, perdoem a minha ignorância, é que aqui no Rio, não há o costume de comer tapioca no dia a dia, a não ser em locais de tradições nordestinas.
Como eu sou teimosa, recorri a Santa Internet, mais precisamente ao São You Tube, e vi uma outra maneira de fazer a goma, como eles falam. Fiz e deu certo! E é assim que eu vou passar para os meus queridos leitores, que podem não ter a mínima ideia de como fazer aquelas tapiocas lindas que vendem na Feira de São Cristóvão - RJ.

Com queijo branco, presunto e ervas finas
 Os ingredientes são:
Polvilho doce
Água
Sal (tem quem não coloque)

Recheio:
Queijo, presunto, frango desfiado, atum, requeijão, leite condensado, coco ralado, geleia, doce de leite, frutas... Ou o que a sua imaginação mandar!

Modo de Fazer:
Coloque o polvilho em uma vasilha na quantidade que preferir e vá acrescentando água aos poucos e esfarelando as bolinhas úmidas que vão se formando com o dedo, cada vez acrescentando mais um pouquinho de água e esfarelando, até o polvilho formar várias "pedrinhas" pequenas e úmidas. Quem quiser, pode colocar um pouco de sal. 
Após esse passo, pegue as bolinhas e passe em uma peneira grande, para que o polvilho umedecido, ou goma, fique bem fininho. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque duas colheres de sopa cheias do polvilho peneirado e espalhe na frigideira igual uma panqueca, cobrindo seu fundo, em fogo baixo.
A goma começa a coagular ou grudar, e aí é só virar. O processo de cozimento é bem rápido, assim que grudar, vire, deixe alguns segundos e tire da frigideira.
Agora é só rechear e comer!

Dicas:
1) Coloque a água aos poucos, pois, se colocar muita, o polvilho começa a derreter e não dá para esfarelar e  formar as "pedrinhas".
2) Quando já está bem úmido (no ponto certo), se colocar mais água, o polvilho derrete e vira uma massa. Aconteceu isso nas primeiras vezes que eu fiz, então, tive que correr e jogar mais polvilho, por isso, nunca coloco o polvilho todo na vasilha, deixo uma reserva para o caso de errar no ponto (botar mais água que o necessário) e precisar acrescentar mais polvilho. Depois que pegamos a prática, não erramos mais.
3) Uma vez coloquei o polvilho já peneirado na frigideira e não grudava de jeito nenhum. Estava muito seco. Tive que molhar e fazer o processo todo de novo.
4) Na falta do polvilho doce, usei o polvilho azedo e deu no mesmo!
5) O polvilho já deve ser colocado na frigideira quente.

Com queijo branco

Para quem não entendeu, esse vídeo foi esclarecedor pra mim:


Valeu Neta, Isabela e Emanuele Marques, pelo vídeo!

Você conhece o caviar de tapioca? Sabia que a origem da tapioca é indígena (tupi-guarani)?
Quer ter mais informações sobre a Tapioca?

Dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Comente!

9 comentários:

  1. Malu, sensacional!
    Adorei o vídeo e estou doida para fazer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Faça sim, Fla! Hj eu já comi várias!!!

    BjO! Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  3. Aqui a massa da tapioca vem pronta. Não usamos polvilho.
    Ter a praticidade de já peneirar a massa e colocar na frigideira e depois o recheio de varias coisas é tudo de bom.
    Aqui tapiocas são de Charque; banana com leite condensado; coco e queijo; frango com catupiry; só coco; presunto queijo; etc...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anônimo! Já me falaram dessa pronta, mas, aqui na minha cidade eu não acho.
    Eu vario bastante os recheios, depende do que tiver na geladeira!
    Ah, quem é vc?
    BjO, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Ola Malu, vim aqui conhecer o teu blog. Fiquei sabendo atraves de um link teu na comunidade viva sem gluten. Muito legal. Nunca fiz tapioca, mas sempre que vou ao Brasil minha sogra compra e confesso que devoro um saquinho em pouco tempo. super beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leila! Obrigada pela visita!

    Eu descobri a tapioca há pouco tempo, e estou na fase das tapiocas!

    Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  7. oi Malu.... amo tapioca...uso goma de mandioca....vem num saquinho é só peneirar e fritar.... só tem um problema....engorda horrores.... não sei se a tapioca ou o monte de recheio...rs

    ResponderExcluir
  8. legal, Malu...

    aqui está o link da reportagem da shape q te falei: http://www.revistashape.com.br/component/content/1415/materia/receitas-sem-gluten

    obs.: Tô divulgando o trabalho da minha mãe, tem cada coisa fofa: http://www.atelierveloso.com

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  9. Meninas, obrigada pela visita!!

    Ale, eu fui ontem à Feira de São Cristóvão e comprei a goma pronta, peneirada, só pra colocar na frigideira. As de lá são divinas!
    Comi 3!!

    Micha, obrigada!! Vou lá olhar!!

    BjO!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!