sexta-feira, 1 de julho de 2011

A indescritível sensação de comer sem preocupação...

Muitos perguntam sobre o que eu mais sinto falta de comer... Na verdade, eu digo que eu não sinto falta especificamente de uma coisa. Claro que eu sinto saudade do pão francês, da lasanha tradicional, mas, o que eu mais sinto falta é da liberdade e praticidade
A pessoa que disse que a gente só dá valor a alguma coisa quando a perde, foi feliz na sua afirmação. Quando vamos ao shopping, paramos em um restaurante, pedimos um prato e sentamos na praça de alimentação, não damos o mínimo de valor a esta simples ação. Quando vamos a uma festa e aceitamos o que o garçom oferece, naturalmente, também não nos damos conta do quanto aquilo é importante e faz falta para alguém.
Hoje eu sei o que é passar uma festa inteira bebendo refrigerante ou passando pelo constrangimento de abrir um pacote de biscoito sem glúten no meio da festa cheia de delícias.
Mas eu tive o meu momento de alegria essa semana e vi que os dias de fome no shopping ficaram para trás.
Um amigo de batalha celíaca nos deu a informação que o restaurante "Vivenda do Camarão" possuía cardápio sem glúten.  Fiquei feliz e ansiosa para conhecer. 
Aproveitei o feriado na minha cidade e fui até o shopping que costumo frequentar fazer um passeio gastronômico-cultural-romântico. Que maravilha!
Ao conferir o cardápio do referido restaurante, estava lá, SEM GLÚTEN. Quanta alegria! Como somos precavidos, perguntei antes "brincando" se podia confiar. A atendente disse que sim!
Fiz meu pedido como qualquer mortal, bobó de camarão com arroz e pirão (queria batata-frita, mas, ela não aconselhou) e de sobremesa, brigadeiro mole com castanha. Peguei minha senha, esperei e lá estava, meu pratinho! Comi feliz, se estivesse em pé, estaria saltitando. Não vou mentir que senti um medinho de acontecer como da última vez que me envenenei. Mas, não aconteceu! Passei o dia todo sem nenhum sintoma desagradável.
Saí do momento gastronômico e fui para o cultural. Comprei livros, fui ao cinema... Que dia agradável! 
No fim, ainda tomei um sorvete da Yoggi. Outra surpresa, eles tem no cardápio a inscrição "Não contém Glúten". Tomei um de chocolate com frutas de cobertura.
Estão começando a olhar para nós! Estão começando a se preocupar com esse público, o das restrições alimentares. Mas, ainda falta muita coisa!
Sobre o momento romântico... Ah, isso é coisa nossa!

Obrigada, Jorge, pela informação!
Obrigada Vivenda do Camarão e Yoggi!




VEJA COMO ESTÃO FALANDO SOBRE A DC! 
Uma matéria com a atriz celíaca Ísis Valverde!
Obrigada Ísis pela divulgação!
Obrigada Globo News e Estúdio i!


O que você achou?

8 comentários:

  1. Malu a sensação é exatamente essa, pertencer ao mundo dito normal. Muito bom. Logo vai ter uma fila de celiacos na Vivenda.....heheh. bj
    Elisa

    ResponderExcluir
  2. É, e nós vamos pedir uma porcentagem pela divulgação!
    Valeu, Maria Elisa!!!
    BjO!

    ResponderExcluir
  3. Malú, adorei seu blog!
    Sou nutricionista funcional, tenho muitos pacientes celíacos.
    Também tenho um blog, vou divulgar o seu!
    www.laboratoriodanutricionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tomara que outros restaurantes tenham essa mesma preocupação não é mesmo?
    Aliás, isso deveria ser lei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fla, esse é o sonho de qquer celíaco! Tomara!:)
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Malu, minha linda!!!Vim agradecer pelo seu lindo recadinho.....amei sua presença em meus pensamentos aquela mensagem é linda mesmo né, eu tbm me emocionei, queria saber como foi que as professoras recepcionaram....Beijos enormes com mto carinho

    ResponderExcluir
  7. Super Malú, parabéns pelo blog. No vídeo da entrevista com Ísis Valverde, em 2:02 Luiz Fernando se equivocou: Doença celíaca é tambem conhecida como sprue NON tropical ou enteropatia ao glúten.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ricardo! Obrigada pela visita!
    É verdade, eu não tinha prestado atenção nisso... Espru tropical é outra coisa, eu pesquisei...
    Ah, vc é médico?
    Volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!