quinta-feira, 21 de julho de 2011

Batata Rosti

Se eu não pudesse comer Batata Rosti eu ia ficar muito chateada! Eu gosto muito!
Essa aí é a Batata Rosti à moda Malu e Juli. Pesquisei várias receitas, testei uma e não deu certo, até que cheguei a essa abaixo. Ela foi feita em dupla, precisei de uma forcinha, literalmente!


Ingredientes:
1 kg de batata Asterix (casca roxa)
Óleo ou manteiga para fritar

Recheio:
250 g de frango desfiado
Molho de tomate 
Azeitonas (opcional)
Ervas finas (opcional)
Cebola (opcional)
Sal a gosto
Requeijão cremoso
Obs.: O recheio pode ser de acordo com a sua preferência!


Modo de fazer:
Descasque as batatas. Cozinhe as batatas até ficarem macias, porém, não muito moles. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira. Quando as batatas estiverem geladas, retire e rale-as no ralo grosso no sentido de cima para baixo.
Coloque em uma frigideira grande, de preferência antiaderente, um pouco de óleo ou margarina. Deixe esquentar e vá colocando a metade das batatas raladas, formando uma "caminha". Recheie com o frango desfiado e o requeijão cremoso. Após rechear, cubra com a outra metade das batatas raladas e vá moldando com a escumadeira para que ela fique bem firme.
Deixe fritar e quando um lado já estiver frito, vire a batata para que frite o outro lado (ver dicas).
Retire do fogo e sirva!

Ficou deliciosa!



Dicas:
1) O recheio de frango é o comum que a gente costuma fazer para qualquer receita. Você pode fazer com o recheio de sua preferência, queijo com presunto, queijo cremoso com palmito, bacalhau...
2) Não coloque muito molho de tomate, pois, se ficar muito líquido, pode escorrer e não ficar legal! Coloquei pra dar uma corzinha no frango.
3) Usei requeijão cremoso Catupiry.
4) Com 1 kg de batata, ela fica bem grande e dá para duas pessoas ficarem satisfeitas.
5) Não me preocupei em seguir a receita dos suíços. Fiz como eu consegui! Heheh... Eles só usam manteiga para fritar e também colocam bacon.
6) Quando um lado já estava frito, tirei a panela do fogo, e precisei de um braço forte para colocar um prato na boca da frigideira e virá-la, para depois devolver a batata do outro lado para fritar. Ficou pesada e eu não conseguia segurar o cabo da frigideira com uma mão e o prato em cima com a outra para virar. Homens são necessários nesses casos! Haha! Obrigada, amor!
7) Cozinhei as batatas com um pouquinho de sal.
8) Importante: já fiz com a batata inglesa e não deu certo, ela tem muita água e desmanchou, virou um purê.  Já com a asterix, foi batata!!

Qualquer dúvida, é só comentar!!

8 comentários:

  1. Parece uma delícia!!!Tô esperando o dia em que vou poder provar o que vc faz...Já tô achando que é tudo cenográfico... rsrsrsrs
    Onde vc achou essa tal batata? Vou tentar fazer...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é a batata da batataria que o grupo de celíacos se reuniu...rsrsrsrsr
    Como ficou, sequinha?
    Conta mais!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Marise, não é cenográfico, não! É real!! Depois de duas tentativas, eu consegui! Eu só sei cozinhar pra duas pessoas!! Hahah!
    A batata tem no Berg's!

    Paula, vale a pena fazer, fica mt gostosa!

    Isabela, ela fica sequinha, se colocar no papel absorvente, então, fica melhor... Eu coloquei foi azeite por cima, q eu adoro!

    Façam!! É mt gostosa!

    ResponderExcluir
  4. Já estou com água na boca!

    Meu blog tá de cara nova, passa lá quando tiver um tempinho!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Babei *O*
    Malu só pode ser com esse tipo de batata??

    Rejane Reis

    ResponderExcluir
  6. Fiquei águada de vontade!!!
    Que delícia Malu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Meninas, obrigada pela visita!! Façam tb, fica gostosa d+!!

    Rejane, com a batata inglesa comum, fica aguada, mole demais, essa batata de casca roxa, asterix, é mais seca. Procure um tipo de batata q seja mais sequinha.

    BjO! Voltem sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!