quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pão sem glúten em 3 minutos!

Após chegar cansada do 3º turno de trabalho (professor tem que trabalhar de manhã, de tarde e de noite), estava eu com o estômago roncando de fome e a despensa vazia de produtos sem glúten para um lanche rápido.
Lembrei que postaram na comunidade um pãozinho de caneca que ficava pronto em 3 minutos (minha irmã também já havia me passado algumas), e não era propaganda enganosa. Peguei a receita e fui para mais uma aventura na cozinha!
Olha o que deu:

Fatiadinho com requeijão!
É super fácil de fazer! A receita, segundo nossa amiga Raquel, foi desenvolvida pela nutricionista Elenise Escobari, divulgada por Regina Racco, passada para nós pelo Jorge, que recebeu da Maria Elisa, que eu copiei, fiz e estou passando para quem quiser fazer! Coisa boa a gente compartilha! Heheh!

Pronto, na canequinha!
Ingredientes:
Colocar em uma caneca de 300 gramas:
1 ovo
1 colher de chá de azeite
4 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa rasas de farinha preparada
1 colher de chá de fermento em pó
Sal a gosto

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes dentro da caneca e coloque por 3 minutos em potência alta no microondas.
Pronto, é só comer!

É só tirar da caneca, fatiar e comer!
Dicas:
1) Na comunidade, a receita estava com creme de arroz. Eu, então, usei o creme de arroz da Yoki, Cremokrem, mas não ficou bom, ficou adocicado, solado. =(
2) Resolvi fazer de novo com a farinha preparada (fécula de batata, fécula de mandioca e farinha de arroz) da Aminna e deu certo! Essa farinha pode ser feita em casa:

Farinha Preparada:
3 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
 ½ xícara de polvilho doce
Misturar bem e guardar em pote bem fechado.
Fonte: Sem Glúten Sem Lactose
3) Você pode incrementar seu pãozinho com pedacinhos de peito de peru, ervas finas, orégano... É só colocar junto na massa e usar a criatividade!


E aí, gostaram? Comentem!
*Malu*
*As fotos não ficaram muito boas, pois, eu tirei do celular, a máquina estava sem bateria... Desculpem-me!

13 comentários:

  1. MALU, ADOREI A RECEITA DO PÃO NA CANECA EM 3 MINUTINHOS. Vou fazer essa semana, suas dicas são ótimas, qdo voltar minha rotina normal, pq ando numa rotina louca de trabalho, irei acompanhar melhor seu blog.
    obs: caneca pode ir no microondas? rs pergunta de uma leiga na cozinha rsrs
    bjcas e fique com DEUS
    Moniquety

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monica!! Q bom q gosta!!! São dicas de uma leiga na cozinha tb, q fica testando, errando, aprendendo... De quem teve q aprender na marra!
    A caneca vai ao microondas sim, sem problemas!
    BjO!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita ,vou fazer!!
    Essa mistura de farinhas,(farinha preparada) vc usa em tudo,nos bolos e outras receitas...dá certo tb?
    Eu só faço com farinha de arroz,vou tentar fazer com essa mistura ,acho que fica melhor né ?
    Obrigada pelas dicas :)
    beijoo

    ResponderExcluir
  4. Leonora, a farinha preparada é muito boa, dá pra usar em bolo, pão, torta... Qdo eu não tenho tudo, eu sempre misturo, um pouco de farinha de arroz, creme de arroz, polvilho ou fécula de batata. Eu nunca coloco uma só. Acho q só com farinha de arroz fica muito massudo.
    BjO!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu! Hoje de manhã fiz essa receita. Acrescentei um pouco de farinha de linhaça. Quentinho ficou bem gostoso! Valeu pela dica! Bjs, Pati

    ResponderExcluir
  6. SEM DÚVIDAS O MELHOR PÃOZINHO QUE EU COMI EM MAIS DE 1 ANO DE DIETA, MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOO!!!!

    BJS AMIGA

    ResponderExcluir
  7. Oi !!! Malu
    faz alguns mês q aderi a dieta sem gluten, não tenho a doença Celiaca, mas a intolerançia ao gluten q faz tanto mal quanto a doença, estou assim como vc adorando a cozinha kkk antes era só ir a padaria e tudo estava resolvido, agora se não faço não como então mãos a obra kk
    adorei esse pão rapido, eu dia miolo de pão ficou igualzinho. fiz tbém a torta de presunto, maravilhosa. bj Maria/Sorocaba

    ResponderExcluir
  8. Malu,
    Sou do grupo do face Viva sem glúten e da Acelbra.
    Passei a acompanhar tudo isso depois que meu marido teve o diagnóstico de DC. A partir daí passei a ler os blogs relacionados e vi o seu. Passei a te acompanhar e a copiar as receitas e dicas. Li seus posts e me emocionei com o do médico que vc encontrou. Estou descrevendo tudo isso pq me achei meio louca ao achar que teria te reconhecido numa viagem recente (semana anterior ao Carnaval) no MSC Música. Fiquei sem graça de puxar assunto, até pq é surreal alguém reconhecer a outra só a partir de fotos. Depois, acabei te perdendo de vista naquele cruzeiro. Acho que nossos horários de jantar ou restaurante não eram os mesmos, só te vi na piscina e no elevador. Enfim, depois que tomei coragem para perguntar se vc era vc (rs rs) não te vi mais, porém hj ao ver a foto que vc colocou no face não tive mais dúvidas: era vc mesmo!!! Isso não é incrível??!!!!

    Parabéns pelo casamento e pelo blog! Que chato não ter me aproximado. Poderíamos ter trocado figurinhas sobre ser "gluten free" naquele passeio... Meu marido foi super bem atendido, tivemos todo o suporte lá, espero que o mesmo tenha acontecido com vc.

    Abraços

    Rogeria Franklin

    ResponderExcluir
  9. Rogéria, que alegria ver seu comentário!
    Eu sabia que eu não era a única naquele navio daquele tamanho! Perguntei e só encontrei uma menina, e como eu sou enxerida, fui lá conversar com ela. Se vc tivesse falado comigo, íamos conversar hoooras! Que pena que não se aproximou, mas fico feliz em saber que vc acompanha o blog e está no nosso grupo. Eu vi vcs no navio, lembro bem.
    Bom, não vão faltar oportunidades para nos conhecermos.
    Obrigada pelas visitas ao blog!
    BjãO!

    ResponderExcluir
  10. Malu, amei a receita, farei, porque volta e meia meu pão acaba e fico no sufoco se isso ocorre no meio da semana, quando nao tenho muito tempo para fazer. Não gosto de nenhum pão sem gluten comprado pronto. O que faço em casa é muito gostoso (na máquina de fazer pão). Então, queria saber se o leite que voce coloca na sua receita é sem lactose? Eu faço meu pão com o leite Piracanjuba sem lactose. bjos, Denise Duarte (do grupo Viva Sem Gluten no facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Obrigada pela visita!
      Não, eu uso o leite normal, pq eu não tenho intolerância ao leite, mas se vc fizer com leite sem lactose, fica bom tb!!!
      Volte sempre!

      Excluir
  11. Oi Malu! Fiz seu pão hoje de novo (aqui na França!) e gostaria de agradecer suas dicas! Um grande abraço!
    Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Malu. Obrigada pela visita e desculpa pela demora.
      Que ótimo que as minhas experiências estão te ajudando. Não sou cozinheira, sou uma celíaca que tem que se virar! Heheh!!
      Bjão! Volte sempre!!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!