quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bolo de chocolate sem glúten

"Quem não gosta de bolo de chocolate, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do estômago", e como não somos nem uma coisa, nem outra, aqui está uma receita divina do famoso bolo de chocolate!
Cá com os meus botões, eu pensava que nunca mais ia comer aquele bolo de chocolate de antigamente, já tinha tentado fazer um que não deu certo, mas, minha amiga Rejane Reis, da comunidade Cozinhando sem glúten, provou o contrário! Parece o Nega Maluca que eu fazia antigamente, só que sem o "querido" trigo.
Que bolo gostoso!
Receita fácil, prática e saborosíssima!

Vai um pedacinho?
Ingredientes
3 ovos inteiros
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de creme de arroz
1 xícara de farinha preparada*
1 xícara de água fervendo
½ xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

*Farinha preparada (como fazer): 3 xícaras de farinha de arroz, 1 xícara de fécula de batata e 1/2 xícara de polvilho doce. 

Modo de fazer
Os ingredientes devem ser colocados na ordem acima. Sempre que colocar um ingrediente, bater (misturar) bem antes de acrescentar o próximo. Sendo assim, bata os ovos inteiros, depois coloque o açúcar, misture bem, depois acrescente o chocolate, misture, e assim sucessivamente. Por último, acrescente o fermento e misture.
Leve ao forno (180ºC) em forma untada e enfarinhada, de 20 a 30 minutos.

Hummm!
Recheio e Cobertura (creme)
1 xícara de açúcar
2 xícaras de leite
1 xícara de chocolate em pó
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de amido de milho

Modo de Fazer
Leve ao fogo todos os ingredientes e mexa sempre até engrossar.
Recheie e cubra com o bolo morno e o creme ainda quente.
Salpique granulado!

Observações:  
1) Usei na receita a farinha preparada vendida pela Aminna Alimentos e também deu certo.
2) Usei o creme de arroz Cremokrem tradicional da Yoki.
3) Não enfarinhei a forma (preguiça) e não grudou.
4) O tempo para assar varia com a potência do forno que você vai usar.
5) Eu não quis rechear, só cobri, então, sobrou bastante creme, o que foi ótimo, guardei na geladeira pra comer de colher. Mas, quem quiser apenas cobrir, pode fazer a metade da receita.
6) Quem preferir, pode fazer um brigadeiro mole pra rechear e cobrir, mas, esse creme fica muito saboroso e barato.
7) É melhor usar chocolate em pó, e não achocolatado adoçado, pois vai ficar muito doce e açucarado como o outro que eu tentei fazer. Nessa receita usei chocolate em pó da Palate. A Rejane usa da Nestlé (com os frades na caixa), Dr. Oetker ou Mavalério.

Gostou?

Comente e tire suas dúvidas!!
*Malu*

10 comentários:

  1. Malu vc Arrasou!!!!
    Ainda bem q fiz ontem de novo e ainda tenho...se não ia comer as unhas!!!!kkkkk
    Parabéns!!!
    Bjus
    Rejane Reis

    ResponderExcluir
  2. Uhulll! Valeu Rejane! Vindo da mãe da receita, pra quem não fritava nem um ovo, me deixa lisonjeada! Hahah!!
    BjãO!

    ResponderExcluir
  3. Eu eu fiquei lambendo os dedos + uma vez...
    Deve ter ficado horrível...(Olha o desdém escorrendo por aqui...) rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Hummm ... parabens Malu ... deu vontade agora, vou aí comer um pedacinho!!! rsss Bjus

    ResponderExcluir
  5. Gostaram, né?
    Marise, na próxima festinha aí na sua casa, eu levo...
    Paula, fique à vontade, mas não esqueça de trazer um dos seus quitutes tb, q são maravilhosos!! Hehe!

    BjOs!

    ResponderExcluir
  6. Malu, ele fica um bolo umido ou mais pro seco ??? Ainda não acertei nenhuma receita com farinha de arroz.... uso farinha de soja e maizena.

    ResponderExcluir
  7. Ale, fica meio molhadinho, bem fofinho... Uma delícia, igual ao de trigo mesmo...
    Tenta esse, é fácil de fazer e dá certo! Faz do jeitinho q eu falei, use a farinha preparada. Vc vai adorar!
    Obrigada pela visita!
    Ah, vc já segue o blog? Eu adoraria tê-la aqui!
    BjO!

    ResponderExcluir
  8. Estou com o meu no forno! Ainda nao sei como vai ficar, mas pelos coments deve ficar uma delicia! Depois conto!
    Beijocas e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!! Superou as expectativas! Usei um pouco menos de óleo e nao usei fécula de batata, pois nao tinha em casa na hora, mas mesmo assim ficou uma delicia, fofinho e úmido. Quem quiser ver a foto da um pulinho no meu blog http://anadepano.com/bolo-de-chocolate-sem-gluten/
    Beijocas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!