quarta-feira, 13 de abril de 2011

Excluída no meu local de trabalho! Cadê o DHAA?

Hoje eu estou com as macacas (de onde vem essa expressão?) e vim aqui reivindicar o meu DHAA e mostrar minha indignação
Não aguento mais ser excluída dos lanchinhos nas reuniões, conselhos de classe e festinhas surpresas nas escolas em que eu trabalho! Eu trabalho em trêeeessss escolas e nenhuma ainda se adaptou a mim! Eu tenho que me contentar em ver meus colegas de trabalho comendo os hot dogs (professora de Educação Física sabe inglês), os biscoitinhos amanteigados, as tortas suculentas, os sanduichinhos e os salgadinhos gordurosos e cheirosos e fingir que não estou com vontade? Terei que carregar eternamente uma bolsa cheia de comida, parecendo que eu estou sempre saindo do supermercado? Pobre de mim, que sofro de PNAPE. Portadora de necessidade alimentar permanente especial (acabei de inventar).
Onde está a lei que obriga restaurantes, hotéis, lanchonetes, cantinas, bares, barraquinha da tia, boteco do Zé e reuniões de escola a oferecerem comida aos celíacos? Onde???
Cri, cri, cri... (estridulação = som dos grilos...)
Pois então, mais uma vez, eu sofri a exclusão! 
Reunião acontecendo e todos já de alguma cor de fome. Eu estava azul. Diretora: "_Vamos fazer uma pausa para lancharmos e depois voltaremos..." Quem lanchar? Todos os outros professores, menos eu! E aí eu subi nas tamancas (de onde vem essa outra expressão?)!
Acreditem se quiser, mas eu já comi alface enroladinha em conselho de classe. Sabe aqueles COCs que duram horas? Quando eu dei por mim - professor para lá, professor para cá - todos os pedaços de queijo já haviam sido colocados naqueles maravilhosos pães franceses, que eu nunca mais vou experimentar na vida, e, para mim, restaram as alfaces. Ainda bem que eu descobri que a alface "constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A." 
Ai, ai... Precisamos ser otimistas diante das adversidades da vida!

Descobri há pouco tempo a existência do Direito Humano à Alimentação Adequada. O DHAA é o direito à alimentação saudável, fácil de ser conseguida, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Contempla dois aspectos inseparáveis: a ausência de fome e má-nutrição e a alimentação adequada. A adequação também se refere à segurança do alimento (sem contaminação), à qualidade, à diversidade, à sustentabilidade das práticas produtivas e ao respeito às culturas alimentares. Por isso, fala-se em segurança alimentar e nutricional (SAN), que consiste na realização do direito das pessoas ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, de forma sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social, respeitando a diversidade cultural (fonte: Dicionário de Direitos Humanos). 


E eu, pobre PNAPE, não tenho o direito à alimentação fácil de ser conseguida! Quando eu acho um pãozinho sem glúten, é caaaro... Um biscoito? É caaaro... Isso só em lojas especializadas, que volto a dizer, não tem na minha cidade (por isso virei cozinheira)!

É claro que eu estou exagerando e brincando com a situação... 
  • As minhas diretoras já estão se mobilizando para das próximas vezes, eu poder me integrar ao grupo em volta da mesa. Minha listinha de itens permitidos já está lá! 
  • Existem doenças muito piores que essa. Em nenhum momento eu me desespero nem me revolto por ter DC.
  • Não ligo de carregar "sacola de compras" cheia de biscoitinhos e afins.
  • Graças a Deus tenho ao meu redor pessoas que gostam de mim e me dão força na minha dieta eterna.
Mas que hoje eu estava com as macacas, estava!

Vai uma alface?

Obrigada pela visita!!







3 comentários:

  1. hahahaha Malu, eu já fiquei MUITO brava com isso, mas aí descobri que quando você é a extrema minoria, é você que tem de se adaptar ao mundo.

    Eu parei de me importar com o que os outros comiam, fazia piada da minha situação, e sempre brincava "cadê meu pão de queijo??" - mesmo sabendo que eu não poderia comer o pão de queijo por não saber onde, como e com o que tinha sido feito (aquelas coisas de contaminação cruzada que todo celíaco sabe rs).

    Meu conselho: Por mais que exista o direito humano à alimentação adequada, por mais que sejamos portadores de alimentação adequeada, a melhor maneira de levarmos a doença adiante, e sem nos estressarmos, é ignorar essas pequenas coisas (que somadas, se tornam uma coisa ENORME), e sempre termos em mãos um snack para celíaco.

    ResponderExcluir
  2. Hahahah! Claro, Helo!
    Eu realmente ontem estava com as macacas, mas, eu levo as coisas na boa... Minha marmita está sempre comigo. Eu sei que os outros se adaptarem a nós é complicado... Fazer o q?
    O negócio é relaxar!
    BjO!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. È sei bem como é isso...paciencia,resistencia e luta minha querida ...boa sorte,beijinhus...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!