quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Notícia boa!

Será que as coisas começaram a melhorar para os celíacos?
Será que começaram a olhar para nós?
A luta da Fenacelbra e das Acelbras é incessante, eu sei. Os resultados tem que aparecer. Com essa nova notícia, acho que alguma coisa pode mudar na vida dos celíacos. 
Bem, é o seguinte...
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou uma resolução criando o Comitê Técnico Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas Celíacas, que terá como objetivo elaborar, planejar, monitorar e avaliar a Política Intersetorial de Atenção Integral para Pessoas Celíacas. Essa proposta  foi feita pela coordenadora da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição, Nildes de Oliveira Andrade, que é reconhecida por sua luta pelas pessoas que possuem necessidades alimentares especiais ("como essa ilustre pessoa que vos escreve"). 
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), "é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.
O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.
É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde."
 A aprovação da resolução foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 18 de dezembro de 2012, Resolução nº 460 de 8 de novembro de 2012.
Na página do CNS tem a notícia na íntegra. Para ler, é só clicar aqui.

Como eu sou uma "fuxiqueira", e preciso saber tudo nos mínimos detalhes, vou mandar uns mails com algumas dúvidas sobre a resolução.
A nossa participação é importante! 
Conhecer a Doença Celíaca e saber como o SUS trata a situação dos celíacos, é dever nosso! Nós somos os interessados. Já que a DC é uma doença de pouca visibilidade (até agora), nós temos que reivindicar os nossos direitos, participar, dar sugestões, ir até a Secretaria de Saúde da nossa cidade, propor campanhas, fazer divulgação... Fazer barulho até que nos ouçam!
 Ter participado da Conferência de Saúde e de Segurança Alimentar da minha cidade representando a Acelbra-RJ, foi excelente pra eu me inteirar mais sobre o assunto e multiplicar um pouco do que eu aprendi.
Se você também quiser perguntar algo ao CNS, aqui estão os contatos:
Denise Miranda - Assessoria de Impresa do CNS: denise.miranda@saude.gov.br
Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br



Fonte da imagem: The Food Guru



2 comentários:

  1. Muito Bom!!! É isso aí Malu temos que fazer a nossa parte. Só assim as coisas vão mudando.
    beijos
    Monica (sua parceira celíaca tbm rs)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, né, Monica?
    Vamos ver no q vai dar!
    Bjo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!