segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Broa da Tarde da D. Léa

Minha mãe sempre fez broas de fubá para o café da tarde. Eu adoro!
Esses dias me bateu uma saudade das broinhas da mamãe e liguei pra ela pra pegar a receita.
Como sempre, fiz algumas alterações na receita original, até porque, a receita que ela me passou, levava uma xícara da farinha proibida, popularmente conhecida como farinha de trigo, e lógico, eu substituí.
Substituí também outros ingredientes, como o gengibre, que eu não tinha em casa.
Essa broa acabou no dia seguinte, pois foi aprovada por todos!

Aí está a receita como eu fiz:

Ingredientes:
4 ovos
1 xícara de margarina
1 xícara e ¹/2 de açúcar
1 xícara e ¹/2 de fubá
¹/2 xícara de polvilho doce
¹/2 xícara de farinha de arroz
¹/2 xícara de leite
1 colher de chá de CMC
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer:
Separe as claras dos ovos e coloque em um recipiente à parte. 
Na batedeira: 
Bata bem a margarina e o açúcar até formar um creme esbranquiçado, então, junte as gemas e continue batendo. Em seguida, acrescente o fubá, o polvilho doce, a farinha de arroz, o leite, o CMC e a canela em pó (eu gosto de colocar um ingrediente e misturar um pouco, e só depois acrescentar o próximo).
Quando formar uma massa homogênea, acrescente o fermento em pó e bata. 

Por último, bata as claras em neve e acrescente à massa, misturando com uma espátula, para que a massa fique com aquela textura aerada.

Coloque em uma forma untada e leve ao forno preaquecido

Geralmente uso temperaturas entre180º e 205º nos meus bolos e fico monitorando até estarem prontos. Gosto de enfiar um palitinho ou garfo na massa para ver se já está assado, depois de deixar assando por mais ou menos 30 minutos (meu forno não é muito bom).
Quem não tiver farinha de arroz ou polvilho, acredito que possa substituir por outra farinha, como fécula de batata ou farinha preparada, que também vai dar certo. Não quis colocar amido de milho, porque o fubá já é de milho, então, procurei variar.
Os chefs de cozinha devem querer se matar quando veem minhas dicas! Hahah!
Mas que dá certo, dá!

Broinha à tarde + café = delícia!
*Farinha preparada (como fazer): 3 xícaras de farinha de arroz, 1 xícara de fécula de batata e 1/2 xícara de polvilho doce. 

Beijos e obrigada pela visita!
Malu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!