terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pão da Malu com farinha Frenz

Antes de qualquer coisa, venho pedir desculpas pela demora nas postagens. As férias estão chegando e espero ter bastante tempo para dar mais atenção ao blog e a todos os leitores que passam por aqui.
 
No piquenique sem glúten, ganhei 1 quilo de farinha de batata Frenz para testar. Claro que eu adorei. Já havia ouvido falar dessa farinha de batata, mas ainda não tinha experimentado. Além da farinha ganhei também um livro de receitas muito bem elaborado, que vem com um DVD com vídeo aulas. Muito legal!
 
Bom, e aí que eu fui colocar a mão na massa. Queria fazer um pão e decidi testar a farinha. Fui colocando os ingredientes na máquina no "olhômetro" e anotando pra não esquecer. Se desse certo, eu postaria aqui. E não é que deu?
 
Ingredientes:
 
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de chá de CMC
1 colher de sopa de vinagre de maçã*
1/2 xícara de farinha de batata Frenz
1/2 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de amido de milho
1 colher de sopa de semente de chia**
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento biológico seco***
 
Modo de Fazer:
 
Coloquei todos os ingredientes na caldeira da máquina de pão, na ordem acima, misturei com uma espátula de silicone para que a massa ficasse homogênea e não grudasse nas laterais e liguei a máquina no Ciclo 11 - Sanduíche, que dura 3 horas o preparo.
Super fácil!
 
Quando terminou, desliguei a máquina e tirei o meu pãozinho, doida pra provar.
Ficou muito gostoso!!
 
*Não sei o motivo de colocar vinagre nas receitas, mas sempre vejo esse ingrediente nos pães sem glúten, portanto, também coloquei. Se alguém souber a função dele e puder nos esclarecer, eu agradeço!
A resposta já está aqui:
Raquel Benati e Ana Claudia Cendofanti foram rápidas no esclarecimento!
"O vinagre de maçã é utilizado para corrigir o pH da massa, até o ponto ótimo de atuação das leveduras." Link para maiores esclarecimentos sobre elaboração de pães sem glúten: Acelbra-RJ.
**A semente de chia eu resolvi colocar para enriquecer o pão e o resultado foi muito bom!
***Eu comprei o fermento biológico em embalagem de 125 gramas. Mas também existem os saquinhos de 10 gramas. Nesse caso, pode colocar um saquinho.

Comprei as sementes de Chia no Apiários Paracambi - Loja de Produtos Apícolas e Naturais.
Endereço: Av. Cel. Othon, 606 - Centro - Paracambi - RJ.
Telefone: (21) 2683-2882.
 
 
Obs.: Minha máquina digital está com problemas (coitada!), as fotos são do celular. Mais desculpas!
 


 

Obrigada pela visita!

6 comentários:

  1. Ah menina!

    Professora de educação física que sabe cozinhar tá em falta no mercado!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava esperando vc, ansiosamente, para testar uma receita com a farinha (que eu tb ganhei rs) :-) OBA!!!! Vou fazer pão!!! ih.... mas peraí não tenho a máquina... e agora? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Malu, tenho visitado seu blog com frequencia e já o favoritei pra receber as atualizações. Gosto muito daqui.
    Não sou celíaca, mas retirei o glúten da minha alimentação por indicação da nutri que me disse que ele poderia estar interferindo na absorção do remédio que tomo para hipotireoidismo.
    Tenho me arriscado na cozinha e feito alguns pães. Não sei se vc saberia responder a minha dúvida, mas lá vai: Os pães feitos com farinha de arroz, féculas, amido são muito calóricos? Eu costumo colocar uma colher de linhaça moída em qualquer pão que eu faço por causa das fibras, mas tenho dúvidas na quantidade que posso comer por causa das calorias já que estou em Reeducação Alimentar.
    Vc poderia me ajudar?
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Kel, obrigada pela visita!
    Bom, quem poderia te responder melhor seria sua nutricionista. Eu tb gosto de colocar semente de chia ou linhaça pra enriquecer os pães, mas, qto a quantidade que vc pode comer, aí eu não sei te responder...
    Espero que vc fique bem!

    BjO!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!