Por: Raquel Benati.
Dia Internacional dos Celíacos
20 de maio de 2012
Porque a intolerância ao glúten é dos celíacos,
mas a consciência do problema deve ser de toda a Sociedade.
Comemorar o Dia Internacional do Celíaco com eventos já virou tradição em vários lugares: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília, além de cidades da Itália, Espanha, Portugal, França, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Chile.
Em 2012 a Associação de Celíacos do RJ (ACELBRA-RJ) está organizando, em parceria com o Centro Brasileiro de Apoio Nutricional (CBAN) e Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA) o Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo sem Glúten, nos dias 25 e 26 de maio, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores – Praça XV / Rio de Janeiro e nos dias 19 e 20 de maio estará nas ruas fazendo corpo a corpo com a população para divulgação da condição celíaca.
O objetivo dos eventos é informar e alertar a sociedade sobre o problema da Doença Celíaca, suas manifestações, sintomas e tratamento - uma rigorosa dieta sem glúten por toda a vida – já que, no Brasil, ainda não existem dados sobre o número de pessoas celíacas e nem qual é a frequência de seu aparecimento. Estima-se que haja 1 celíaco para cada grupo de 100 pessoas. Mas infelizmente mais de 90% dos celíacos ainda não tem diagnóstico e nem conhecem essa condição. Embora o Rio de Janeiro seja um estado populoso, o número de celíacos já diagnosticados é muito pequeno.
Para saber mais sobre a doença celíaca e a dieta sem glúten, venha participar conosco dessas manhãs de conscientização.
- Dia 19 de maio (sábado) - 9h às 12h – Duque de Caxias - Praça Governador Roberto Silveira (próximo à UNIGRANRIO).
- Dia 20 de maio (domingo) - 9h às 12h - Aterro do Flamengo - final da passarela de pedestres, em frente à Rua Tucumã.
Maiores informações: www.riosemgluten.com - Acelbra RJ.
Você que é celíaco, parente de celíaco, profissional da área da saúde, não deixe de participar!
Com o engajamento da população conseguiremos viver em um mundo melhor e mais justo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!