quarta-feira, 2 de maio de 2012

Celíacas no Hospital do Fundão

Eu adoro participar dos acontecimentos do mundo sem glúten. Claro que eu gostaria de participar bem mais, dos congressos, das conferências, das reuniões, mas a vida corrida não me permite. 
Dessa vez, tive a oportunidade de fazer vários exames importantes para os celíacos e me encaixar em uma pesquisa que está sendo feita no Hospital Universitário Clementino Fraga, mais conhecido aqui no Rio como Hospital do Fundão, situado na cidade universitária da UFRJ. O hospital atende a população, e como está ligado a uma das melhores faculdades de medicina do país, é um local de ensino e pesquisa científica, o que é de extrema importância, pois o avanço das pesquisas na medicina faz com que nossos problemas de saúde possam ser solucionados ou amenizados.
A Dra. Rita de Cássia Arnaud, nutricionista, está pesquisando a relação da Doença Celíaca com a Osteoporose e a absorção da vitamina D pelos celíacos. Fiz Densitometria Óssea e vários exames de sangue, fezes e urina. Passei quase um dia inteiro lá para a realização dos exames, pois, precisava aguardar o tempo para absorção do cálcio no meu organismo após a ingestão de uma solução rica neste mineral. Foram muitas garrafinhas de água ingeridas, inúmeras idas ao banheiro e frasquinhos de sangue, mas isso tudo vale a pena. Além de pesquisar os níveis de vários hormônios no meu corpo, de saber como andam meus ossos (eu ainda não tinha feito densitometria...), e contribuir para o avanço das pesquisas na área da Doença Celíaca, conheci a Dra. Rita, a Elaine (a "vampira" que colhia nosso sanguinho...) e a amiga celíaca Luciana Pavlidis, quem me fez companhia nas horas de espera, entre uma corrida e outra ao banheiro para colher a urina... Era até engraçado, o papo era interrompido toda hora para a corridinha básica para o pipi! E papo de celíaco é sempre o mesmo, uma receita daqui, outra de lá, o dia-a-dia complicado para comer na rua e por aí vai! Depois de horas de jejum, ganhamos um lanchinho sem glúten. Oba! A fome era negra!
O dia foi muito agradável, saindo de lá, passei no shopping para almoçar (na hora do lanche da tarde, hehe) e vim embora feliz por poder saber como anda minha saúde, e me tratar, e também por contribuir para este importante estudo. Os resultados vão demorar um pouco para ficarem prontos, mas como o ano está "voando", daqui a pouco eles estão comigo.
Dra. Rita, eu e o aparelho da densitometria.
Devagar, Elaine!
Luciana, eu e nosso lanchinho... Adorei te conhecer, Lu!
Um beijo a todos os leitores do MCSB!!
Gostou? Comente!

2 comentários:

  1. Nossa! Inovou esta história de ter lanchinho sem gluten após a coleta!!! Uau! inédito!
    flavia

    ResponderExcluir
  2. Luciana N. Pavlidis2 de maio de 2012 19:51

    Ai que legal!!! Ficou show!!! ADOREI!! Muito bom te conhecer tb Malu. Próximo evento celíaco aí vaos nós kkkkkkk Bjks Lu

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!