quinta-feira, 18 de julho de 2013

Meus cupcakes sem glúten!

Não é novidade que na cozinha eu sou uma curiosa, né? Aprendi na marra! E continuo aprendendo, cada dia um pouquinho. Tem gente que nasce com esse dom, mas eu tive que praticar muito até conseguir fazer minhas receitas sem glúten. Já ouviram o ditado: "A necessidade faz o sapo pular"? Pois foi assim que aconteceu comigo, portanto, se você está começando a se aventurar na cozinha sem glúten, não desista, com a prática, tudo fica mais fácil. Não deu certo? Tente de novo!
E foi tentando que hoje eu me viro na cozinha com minha dieta.
Agora eu estou tão abusada, que estou até fazendo cupcakes!! Tudo bem, não estão lindos como os da Eliane Beppler (Kuka Cake) ou da Rejane Reis, mas esses foram os primeiros, tá? 
Eu sou brasileira, e vocês verão os próximos!! Hahah!!

Para a massa dos da foto, de chocolate, eu usei a receita do bolo da Rejane, que eu já postei aqui. 
O recheio é de brigadeiro que todo mundo sabe fazer (uma lata de leite condensado, duas colheres de sopa de margarina, quatro colheres de sopa de chocolate em pó). Como achei que ficaria muito pesado, após engrossar no fogo, eu misturei uma lata de creme de leite ao brigadeiro já pronto.
A cobertura é de chantilly, que eu compro da Yoki, que é fácil de fazer, só misturar leite bem gelado e bater na batedeira. Por cima, joguei confeitinhos de coração e pronto!

Esses foram feitos para o Dia das Mães, mas para o aniversário do Juliano, eu fiz também com a massa do Bolo de Fécula de Batata, que é o que eu mais faço, por achar mais fácil (já viram que eu sou bem prática, né?). O negócio é usar a criatividade, e como eu tinha morangos, cortei em cubinhos e deixei cozinhar com um pouco de água, açúcar e um pacotinho de gelatina de morango. Quando já estava grossinho, eu deixei esfriar e recheei os cupcakes. O sabor azedinho do recheio com o doce do bolo e da cobertura de chantilly, deram um toque especial! Pena que não deu tempo de tirar foto!

Lógico que para fazer os cupcakes, é preciso comprar as forminhas de papel e a assadeira de metal ou silicone. Comprei também os biquinhos, mas eles não eram de boa qualidade. Deu pra rechear e cobrir, mas vou procurar alguns mais resistentes. Quem tiver dicas, eu agradeço!

E aqui estão eles! Gostou? Nunca fez? Aventure-se também!! Estou apaixonada!
E é assim que se aprende, colocando a mão na massa!

A massa nas forminhas de papel dentro da assadeira.
Já assados.
Recheando com brigadeiro. 





Já cobertos com chantilly.
Aproveitei o brigadeiro que sobrou e cobri alguns.

6 comentários:

  1. Malu se vc não tivesse comentando que não era profissa em cups, ninguém saberia, engana qualquer um!!! kkkkkkkk
    Seus Cups ficaram Sensacionais!!!
    Parece Profissa, Parabéns!!!!

    Sucessos!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Malu, Eu fiz e ficaram deliciosos!!
    Obrigada pelas dicas!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal!!!
    Obrigada pela sua visita!!
    Eu estou me aperfeiçoando nos cupcakes, vou postar as novidades!
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  4. Oie!! Tenho umas dicas pra ti se não te importa, eu furo meus cupcakes com um removedor de miolo de frutas (http://img.submarino.com.br/produtos/01/00/item/112147/8/112147859SZ.jpg) tipo esse do submarino, o que deixa todos com o mesmo buraquinho e muito perfeitos, o que aprendi com meu professor de cupcakes. Meu bico de decorar mais querido é de plástico, porém acabei comprando mais alguns pitangas que acho que deixam mais bonito. Os da Mago são os melhores, porém os meus são argentinos. Mas seus cupcakes estão lindos!! Muito melhores que os meus quando comecei. Vou fazer e venho te contar como ficou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane! Obrigada pela sua visita!
      Eu já vi alguns tubinhos pra cortar o miolo, mas aprendi a rechear com o bico 230. Vou comprar pra testar!!
      Bjão!!

      Excluir
  5. Oi Malu nossa como seu blog está me ajudando. Minha filha ama cupcakes e quando descobri que ela era celíaca logo pensei que ela nunca mais ia poder comer isso. Acho que isso acontece com todos neh.
    Quando achei esta sua receita fiquei feliz da vida. Vou tentar fazer para minha filha e depois venho contar se acertei, rsrs.
    Se quiser espiar meu bloguinho que está começando agora, fique a vontade.
    http://vidadeceliacos.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!