Fonte da imagem: Reforma de Saúde |
Nesses últimos meses visitei alguns especialistas e ainda faltam alguns. Tomei muitos furinhos no braço por conta de exames de sangue, nos quais alguns me aliviaram e outros nem tanto...
Além dos exames de rotina que todo celíaco deve fazer, agora tenho outra preocupação. A idade está dando seus sinais e eu ainda não providenciei um sobrinho pros meus irmãos, ou um priminho pros meus sobrinhos, ou mais um neto pros meus pais, ou um bisnetinho pra vovó Hilda...
Resumindo, um filho!
Acho que está chegando a hora de eu esquecer o medo e partir pra essa nova fase. Mas, para que tudo isso corra tranquilamente, eu preciso estar com a saúde em dia! Quero arrumar a casa pra receber esse visitante ilustre.
Fiz vários exames hormonais, a pedido da ginecologista e da endocrinologista. A Doença Celíaca desencadeia outras doenças e os problemas da tireóide estão entre eles, por isso nós não podemos descartar esses exames. Os meus estão todos normais (graças a Deus)!
Ainda faltam algumas ultrassonografias de rotina pra levar pra ginecologista, mas não estou preocupada, pois faço todo ano e sempre está tudo bem.
Os resultados da densitometria óssea que fiz na pesquisa do Hospital do Fundão chegaram (obrigada Dra. Rita Arnaud, que realizou a pesquisa!) e estão normais também, somente o resultado da Vitamina D que me deixou triste... No dia que recebi fiquei tão chateada que até chorei. A nutricionista, me enviou os resultados dizendo que os níveis de Vitamina D no meu organismo estavam bem abaixo do normal (9,8 ng/mL, enquanto que o suficiente é 30 a 100 ng/mL) e que eu deveria fazer uma suplementação. No hemograma também acusou anemia, e a endocrinologista pediu que eu fizesse um exame de Vitamina B12 e Ácido Fólico, mas, ambos estão dentro do padrão normal, porém, ainda não levei para que ela os visse.
Eu não reclamo de ser celíaca, não reclamo da dieta, mas ficar eternamente tendo que fazer acompanhamento com vários especialistas, eu confesso que não é divertido. O celíaco está sempre tenso, o dia-a-dia tem que ser pensado, a alimentação não pode ser descuidada, os exames tem que estar em dia para controlar a anemia, os níveis de vitamina, ferro, cálcio, entre outras coisas.
Com essa questão da minha deficiência de Vitamina D, eu fui pesquisar e vi o quanto ela é importante principalmente na manutenção dos ossos e dentes. Sem ela, a gente não absorve o cálcio, e sem cálcio, adeus ossinhos perfeitos... O complicado é que é muito difícil conseguir normalizar os níveis de Vitamina D através da alimentação, então, eu já estou fazendo suplementação com o medicamento que a endócrino me passou, além de buscar o sol pela manhã, porque sua ação depende dos raios solares. Encontrei vários artigos legais sobre a Vitamina D, inclusive vi um vídeo sobre uma terapia com portadores de Esclerose Múltipla (e outras doenças autoimunes) que parece ser um caminho bem sucedido encontrado por eles, que minha irmã me enviou. A minha deficiência dessa vitamina ainda não prejudicou os níveis de cálcio no meu organismo, porém, se eu não cuidar rápido para sanar esse problema, brevemente outros surgirão, e de problemas eu estou fugindo...
Semana que vem farei uma consulta com uma nutricionista para que iniciemos uma dieta que vá me favorecer, tanto para uma melhor absorção quanto para eliminar essas deficiências de nutrientes.
Algumas pessoas que eu conversei me perguntaram se essas deficiências são devido a dieta sem glúten, porque a maioria delas não entende bem como "funciona" o glúten no organismo do celíaco. Na verdade, se eu não fizesse a dieta sem glúten, eu estaria muito pior (acho que de 2010 até agora, do jeito que eu fiquei, eu já tinha morrido). O responsável por causar esse estrago todo no organismo do celíaco é o glúten. É ele que destrói a mucosa do intestino delgado e faz com que nós não absorvamos os nutrientes. Com a dieta 100% sem glúten, a mucosa intestinal se recompõe, mas, acredito que ela nunca volte a ser aquela maravilha... O tempo que ela ficou lesionada também conta muito, e algumas pessoas, quando descobrem a DC, já estão com a saúde bem comprometida. Eu ainda tenho que agradecer, porque eu não tenho Dermatite Herpetiforme (DH), não tenho outras doenças associadas graves, como Diabetes, Osteoporose, Hipotireoidismo... Herdei só as clássicas deficiências nutricionais e a anemia, e já está de bom tamanho.
Com o início da suplementação da Vitamina D e com o acompanhamento da nutricionista, daqui a alguns meses repetirei os exames para ver se tudo está em ordem, e aí poderei a avisar a cegonha que ela vai trabalhar mais um pouquinho no ano que vem...
Vitamina D - Por uma outra terapia.
A ação da Vitamina D nos portadores de Esclerose Múltipla e outras doenças autoimunes.
Dr. Cícero no programa Sem Censura, explicando os benefícios do tratamento com a Vit. D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!