segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nosso encontro foi assim...

Celíaco unido, jantar garantido! Foi maravilhoso e seguro nosso jantar! 
Amei rever e conhecer os amigos celíacos! Me senti incluída!
Nunca vi tanto intolerante ao glúten junto! Todos pedindo os mesmos pratos gluten free, e eu, super tranquila... Ali, eu não precisei explicar tudo nos míiinimos detalhes antes de comer, além de ter o cardápio sem glúten, o restaurante estava todo preparado pra nós. Trabalho de Raquel e Ester Benatti, a eficiente dupla. Além de tornar os amigos virtuais em reais, também tivemos uma surpresa, os colaboradores do livro Vida Sem Glúten, ganharam um exemplar quentinho e com lacinho de fita! Adorei, já mostrei pra todo mundo. Obrigada, sempre! 
Obrigada, funcionários do Vivenda do Camarão, por nos receberem tão bem!
Obrigada Acelbra - RJ (Miriam, Raquel, Ester...), pela luta!
Obrigada, Ju , por me acompanhar não só na dieta, mas também nos eventos!
Obrigada a cada amigo celíaco, vocês fazem parte da minha nova família.

Unidos pela causa celíaca
Nosso livro, Noádia, eu e Maria Elisa.

Quem quiser ver mais é só acessar o site da Acelbra-RJ.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Encontro de Celíacos no RJ

Glúten? Não, obrigado! Sou celíaco.
Por Raquel Benati


Vocês já viram nos rótulos de produtos alimentícios a expressão "Contém glúten"? Esse aviso é para proteger a saúde dos celíacos, pessoas que tem intolerância à essa proteína, encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e malte. Como o glúten está presente em quase todos os alimentos que vemos servidos em restaurantes, lanchonetes e padarias, os celíacos acabam tendo poucas opções seguras para comer quando estão longe do lar.
Mas essa situação está mudando. No dia 27 de agosto, às 19h, um grupo de mais de 30 celíacos irá se encontrar na praça de alimentação do Botafogo Praia Shopping, para conhecer as opções sem glúten do cardápio da VIVENDA DO CAMARÃO, num evento inédito no Rio de Janeiro! O Gerente Rodrigo estará a postos, junto com sua equipe, prontos para receber e atender a esse público. A Vivenda oferece 3 pratos sem glúten que podem ser saboreados por todos os seus clientes e também pelos celíacos: Bobó de Camarão, Paella e Bacalhau desfiado com arroz, mais 2 opções de sobremesa.
Em tempos de inclusão, oferecer condições para que pessoas com necessidades alimentares especiais possam manter sua vida social ativa, num encontro descontraído com amigos, sem se preocupar com riscos à sua saúde, é exemplo a ser seguido por todos aqueles que trabalham com Alimentação. O evento tem como objetivos, além da oportunidade de encontrar e conhecer novas pessoas, valorizar quem se preocupa em oferecer alimentação sem glúten e sensibilizar a Sociedade sobre a exclusão social de uma parcela da população que não encontra condições seguras de se alimentar fora de casa.

O encontro foi organizado através de redes sociais (Orkut e Facebook) com os membros do Grupo VIVA SEM GLÚTEN, com apoio da Associação de Celíacos do RJ (ACELBRA-RJ).

E, claro, a "arroz de festa" aqui, estará lá!
Estou ansiosa para conhecer meus amigos virtuais!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Biscoitinho Leve sem glúten


Minha aluna Lucimeire me deu uma receitinha ótima! Um biscoitinho de polvilho doce com maionese que eu ainda não conhecia. Maionese no biscoito foi surpresa!
Fiz e aprovei! Ele fica super leve e derrete na boca...

Ingredientes:
100 gramas de margarina
1 ¹/² xícara de açúcar
1 ovo
1 xícara de maionese
50 gramas de coco ralado
500 gramas de polvilho doce
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Modo de Fazer:
Em um recipiente, bata a margarina, o açúcar e o ovo. Misture a maionese e o coco. Vá adicionando aos poucos o polvilho e mexendo, até desgrudar da mão e dar para enrolar. Por último acrescente o fermento em pó na massa e misture. Faça pequenas bolinhas e achate-as com o garfo. Unte o tabuleiro com margarina e coloque os biscoitos para assar (fogo baixo). O tempo no forno varia de acordo com a potência de cada um.

Só vi um probleminha nesse biscoito: não dá para parar de comer! 
BOM APETITE!

sábado, 20 de agosto de 2011

Adora ficar linda? É sortuda? Sorteios por aí!

Essa é para as amigas que gostam de ficar lindas! Os temas moda, maquiagem e cabelo não predominam no meu blog, mas, não tenho nada de diferente de outras mulheres. Eu adoooro essas coisas do universo feminino. Vivo vasculhando os sites e blogs pra saber das novidades fashion, assino revista de moda, sou apaixonada por sapato, perfume e maquiagem! Então, em uma dessas vasculhadas, achei um blog muito legal que estava fazendo um sorteio, e por meio desse, cheguei em vários. Estou participando de todos!! Tem sorteio de shampoo, condicionador, maquiagem, cremes e tudo mais que você imaginar! Cruze os dedos!!
Você também quer participar??
Entra lá:

Boa Sorte!

Fonte da imagem: http://vaidadeemulher.blogspot.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Celíaca no rodízio de pizza!

O que não se faz por amigos queridos??
Acordamos de madrugada com o telefone tocando para ouvir a dor do coração partido,
Emprestamos o ombro, dinheiro e o sapato novo que nunca usamos,
Tomamos as dores, dirigimos quilômetros só para a amiga que não dirige encontrar o novo affair...
Mas, ser celíaca e ir ao rodízio de pizza só para encontrar os amigos...
Acho que só eu!
Pelo menos uma vez por ano eu tenho o prazer e a alegria de encontrar meus queridos amigos da faculdade. Contamos os dias para o encontro, isso porque passávamos cinco dias por semana, das 8 às 17 horas juntos, e depois que formamos (em mil novecentos e lá vai fumaça...), sentimos muita falta da companhia um do outro e de todos os momentos engraçados, inusitados ou difíceis que tínhamos. 
Só que tem um detalhe, os encontros sempre foram em uma pizzaria. A filha de Deus aqui não pode mais comer pizza... Foi bom pro Juliano, que teve a oportunidade de fazer um programa que a gente nunca faz.
Mas, eu abri uma exceção! Seria a primeira vez do encontro depois da DC, então, eu os perdoaria! Claro que agora já vamos marcar o encontro em outro lugar, afinal, meus amigos me amam!
Só que na verdade, quem tem boca entra em qualquer lugar. Eu entrei, não paguei e ainda levei comida de fora para comer lá dentro. Meu noivo estava com medo de não deixarem eu entrar, mas, já estava preparada pra isso. Ia usar o E.R.A.B., popularmente conhecido como o Eu Rodo A Baiana (uma amiga da comunidade Celíacos do Brasil usou essa expressão e eu adorei)! Mas, eles foram super gentis!
Pude encontrar meus amigos e ainda comer um sushi e sashimi lá dentro!! Nem quero imaginar o que os outros clientes estavam pensando, uma louca no rodízio de pizza comendo sushi!
O encontro foi ótimo, revi o casal Lígia (do quarteto fantástico) e Luiz Olyntho que estavam morando em Portugal e havia tempo que não vinham ao Brasil, ganhei presente e matei a saudade! Só não levaram o baby portuguesinho que eu estava doida pra conhecer e ver se eu crio coragem de fazer um! Hahah!
Revi minha amada Raquel Jaques, que não saberia como ser celíaca, já que ela tem uma quedinha a mais por comida, e também, a outra amada do quarteto, Zulaine, que me viu na época da crise e disse que eu estou completamente diferente, já que ela se apavorou com meu shape esquelético do ano passado. 
Do lado masculino, além do Luiz, revi André Lobo, popularmente conhecido como Lobinho, um amor de pessoa, que é até meu seguidor do blog; o Rodrigo Rocha (Digão), meu afilhado de casamento, amigo do peito; e o Léo, que de Peninha não tem mais nada, os anos o fizeram subir de categoria, peso meio pesado! Faltou o Gian, mas, tá perdoado, ele sempre está presente.
Amigos, obrigada pelos quatro anos em que eu fui feliz com vocês, estudando, morrendo de rir, passando perrengue, entre tantas outras coisas!
Amo todos!

Meu prato! Que tal um sushi na pizzaria??

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novo livro: Vida sem glúten - (Sobre) Vivendo em Comunidade

Nossas queridas amigas Raquel Benati e Flávia Anastácio aprontaram mais uma! 
 Essas duas pessoas incansáveis, que não medem esforços para ajudar os antigos e novos celíacos, reuniram nossos depoimentos, receitas, dores, risadas e trocas de figurinhas para criar um livro fantástico, o "Vida sem glúten - (Sobre) Vivendo em Comunidade"
O livro fala sobre o cotidiano do celíaco, o diagnóstico, a dieta, receitas, entre outras coisas, a partir das experiências dos celíacos que participam da comunidade "Viva Sem Glúten", que tem como fundadora e moderadora a amiga Isabela Nagy, do site de relacionamentos Orkut.


O livro teve organização de Raquel Benati e Flávia Anastácio de Paula, com colaboração de Carla Melo, Cassia Kuklmann, Claudia Mascarenhas, Cleo Oliveira, Cristina  Espanã, Cynthia Miceli, Eliane Beppler, Elena Loss, Elizangela  Dantas, Erivane Moreno, Gilvana Carvalho, Isabela Nagy, Janaina Branco, Jorge Rezende, Leila  Brandão, Li  Lizete Pereira, Luís Queija, Malu AyelloMara Souza, Marisli Corrêa, Michele  Gomes, Miriam Pereira, Mirian Barradas, Rejane  Reis, Rita  Bello, Rose  Honorato, Sandra Pereira e Vivian Correa.
A Acelbra também divulga outros materiais importantes para a leitura de quem quer conhecer mais a Doença Celíaca, como o Guia Orientador para Celíacos, o Gibi Infantil: Doença Celíaca -Feliz Aniversário!, Orientações para receber uma criança celíaca em sua casa, Literatura Infantil - O Presente de Lola, Criança Celíaca Indo para a Escola, entre outros de igual importância (clique para ver).
Todo o material pode ser baixado gratuitamente!


Observação emocionada: 
Ver meu depoimento no livro me fez chorar bastante, pois, o mesmo me fez voltar exatamente aos momentos em que estive sem rumo e sem saber o que fazer, quando estava perdida, pré diagnosticada, em um mundo totalmente desconhecido. Vi minhas palavras ali, na íntegra, e percebi nelas a minha fragilidade naquele momento.
Hoje a história é outra. Estou muito melhor que antes da crise.
Mais uma vez agradeço as pessoas que fazem parte deste livro, que hoje já fazem parte da minha vida!
Agradeço aos que passaram comigo de perto os momentos da crise, e que me deram força, para não entregar os pontos, em uma fase de fragilidade física e mental.
Obrigada a minha família, meu noivorido e meus amigos!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lasanha de berinjela à bolonhesa

Ótima opção para quem não pode comer massa, como nós celíacos, ou para quem quer ser mais saudável!


Ingredientes:
2 berinjelas médias
400 gramas de queijo mussarela 
400 gramas de presunto 
400 gramas de carne moída
Molho de tomate
Cebola
Óleo
Sal a gosto

Modo de fazer:
Molho:
Aqueça em uma panela um pouco de óleo e refogue a cebola picadinha. Junte a carne moída e deixe cozinhar. Coloque um pouco de molho de tomate e sal. Deixe cozinhar alguns minutos para ficar cremoso.
Montando a lasanha:
Lave bem as berinjelas e corte em lâminas finas. A lasanha será montada em camadas. No fundo de um refratário coloque algumas fatias de berinjela, depois o molho, depois presunto e queijo, e assim, vá acrescentando os ingredientes nesta ordem até finalizar com uma camada de presunto e queijo por último.
Leve ao forno para derreter o queijo e cozinhar a berinjela.
Quando perceber que o queijo está derretido e a lasanha borbulhando, é só retirar e se deliciar!

Dicas: 
1) A berinjela solta muuuuita água, então, o molho não precisa ficar muito líquido, pode ficar mais sequinho.
2) Não é preciso tirar a casca da berinjela.
3) Se quiser, pode acrescentar azeitona, milho, palmito, ou o que preferir! Eu sempre coloco azeitona no molho.
4) Antes de colocar as berinjelas, coloquei um pouco de molho no refratário, com medo de agarrar no fundo, porém, como as berinjelas soltam muita água, acredito que isso não aconteça!


Faça e me conte!
Bom apetite!