sábado, 31 de dezembro de 2011

Desejos celíacos para 2012!

Todo início de ano é a mesma coisa. Todo mundo prometendo, pedindo, agradecendo... Eu também não fico de fora, prometo um monte de coisas e não cumpro, peço sempre saúde e agradeço por ainda poder estar com as pessoas que amo por mais um ano.
E no ano que se inicia, vou pedir mais umas coisinhas... Uma listinha de umas 500 coisas, mais ou menos. Hahah, brincadeirinha...

Em 2012, eu quero:
1) Que em todos os supermercados tenham uma grande variedade de produtos sem glúten.
2) Que esses produtos tenham um preço acessível!
3) Que esses produtos estejam livres de contaminação e que a ANVISA fiscalize isso.
4) Que o governo ofereça cesta básica sem glúten aos necessitados.
5) Que o SUS faça mais exames para o diagnóstico da Doença Celíaca, e que quando diagnosticadas, as pessoas possam ser acompanhadas por uma equipe médica qualificada e em várias especialidades.
6) Que os médicos do SUS conheçam o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da Doença Celíaca.
7) Que os postos de saúde municipais façam campanhas para a divulgação da Doença Celíaca e que isso não fique somente a cargo das Acelbras.
8) Que em todos os restaurantes, lanchonetes e afins tenham um cardápio sem glúten.
9) Que os gerentes, maitres, chefs e garçons estejam a par da situação das pessoas com necessidades alimentares especiais e não os coloquem em risco.
10) Que a mídia abrace a nossa causa e fale com frequência da Doença Celíaca, de forma clara e informativa.
11) Que hotéis e pousadas estejam preparados para receberem pessoas com necessidades alimentares especiais.
12) Que ninguém mais me chame de fresca! Eu sou celíaca!

E se eu esqueci de algo, por favor, façam seus comentários e complementem a minha pequena listinha!!!

UM ANO MARAVILHOSO A TODOS OS AMIGOS QUE ACOMPANHAM O "MCSB"!!!
*Malu Ayello*


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sonhos de celíaco

Quem é celíaco vai concordar comigo. Depois que se inicia a dieta sem glúten nossos sonhos mudam. Não só os desejos que temos acordados, mas também os sonhos que temos quando dormimos.
Já faz um ano e dois meses que tenho sonhos parecidos. Essa noite foi com biscoito "cream cracker", e olha que eu nem era tão fã desses biscoitos. Comia um pacote inteiro, sem culpa, pra depois lembrar que eu não podia ter feito isso... Já sonhei com pizza, coxinha, pão de forma... Comia um pedaço e saía cuspindo e gritando que não podia. Que tristeza... 
Em "A Interpretação dos Sonhos" de 1900, Sigmund Freud, "demonstra que o sonhar é uma linguagem simbólica, pela qual se manifesta nosso inconsciente – espécie de porão da mente onde habitam fantasmas psíquicos, como conflitos não resolvidos e desejos reprimidos, que acabam governando todo o nosso comportamento". Fonte: Super Interessante 
O meu inconsciente deve ter uma baita vontade de cair de boca nos biscoitos, salgadinhos e massas de todos os tipos, mas o meu consciente está lá para podar: "Nãaao, Sr. Inconsciente, isto não é permitido para este corpo..." São os meus desejos reprimidos.
Procurei até o significado de comer biscoito, pizza, pão, na intenção de ler que indicaria o recebimento de uma quantia alta em dinheiro (hahahah!),  mas, infelizmente, não achei. 
A teoria Freudiana - que a função dos sonhos é a satisfação dos desejos - cabe bem nos meus. Talvez algumas pessoas sonhem em estar em uma casa milionária, em um carrão de luxo, viajando pelo mundo. Meus sonhos derradeiros são recheados de trigo, meu inimigo número um, mas que dá um prazer gustativo indescritível. 
E assim é a vida (e os sonhos) da bailarina celíaca. 




segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Palhaçada...

Não é fácil ser celíaco. Tem que ter muita paciência e força de vontade! Principalmente quando você se depara com pessoas que não estão dispostas a se colocar no lugar dos outros e nem a aprender sobre o que lhes chega de novo (e julgam sem embasamento).
 Essa semana fui informada que das poucas vezes em que eu voltei a um estabelecimento do qual era cliente assídua antes da Doença Celíaca, após pedir alguns cuidados com o que eu ia consumir (por causa da contaminação por glúten), o meu pedido era recebido com um sonoro "palhaçada", por algumas pessoas.
Preciso confessar que depois de um ano e dois meses de dieta e de incontáveis conversas com gerentes de restaurantes, maitres e garçons, ainda fiquei chateada. Ainda não consegui ignorar esse tipo de comentário. Eu sei que as pessoas agem dessa forma porque não conhecem a Doença Celíaca, não sabem dos males que  o glúten pode causar aos celíacos, mas, penso que os que trabalham neste ramo, devem estar abertos às solicitações dos clientes, seja por motivo de saúde ou por uma simples preferência.
Voltarei lá para entregar um folder informativo sobre a DC.
E pra quem quer se informar, a Acelbra-RJ tem ótimo material, é só clicar:

Depois dessa chuva de informações, não acredito que ainda vão achar que é palhaçada!

Fonte da imagem
Ótima semana a todos!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Contamine-se!

Alguns amigos compartilharam esse vídeo no facebook e eu achei ótimo!
Espero que as boas ações e a gentileza contaminem o coração de todos!


Ótimo fim de semana!!